Município de Ielmo Marinho realiza mais uma edição da Mostra Cultural em comemoração a Emancipação Política

In Destaque, Educação

Entre os dias 29 e 30 de agosto o município de Ielmo Marinho parou para celebrar a cultura local, sendo mais uma edição da Mostra Cultural em comemoração a Emancipação Política de 56 anos do município de Ielmo Marinho. Durante o evento a comunidade escolar teve a oportunidade de participar de oficinas de literatura, de dança, exposições de trabalhos com o tema do município, além de gincanas escolares.

A edição da Mostra Cultural 2019 teve início no dia 29, com 3 polos temáticos. O Polo I, funcionou na Escola Municipal Senador Jessé Pinto Freire com a temática: ser ielmo-marinhense é ter identidade. As escolas que participaram desse polo fomentaram uma discussão para gerar a possibilidade de trabalhar a história local como estratégia de aprendizagem e de valorização da cultura em seus aspectos materiais e imateriais. No polo da Escola Câmara Cascudo, localizada na comunidade de Nova Descoberta, os participantes tiveram a oportunidade de enaltecer o contexto histórico do município e evidenciaram apresentações de contos e lendas folclóricas. Nesse mesmo dia, com a temática: Em Ielmo Marinho é assim: terra de muitas culturas e tradições, o polo da Escola Municipal Presidente Costa e Silva; os alunos dessa essa escola juntamente com os alunos da Escola Lucas Siqueira apresentaram aos pais a riqueza peculiar de cada distrito, partindo da linguagem materna de cada um.

Já no dia 30, foi a vez dos Polos IV e V mostrarem suas produções. A programação seguiu ao longo do dia com apresentações culturais. O região de Canto de Moça através do seu tema: vestígios de um povo, nossa identidade está aqui, fez um homenagem ao prefeito, secretário e os gestores das escolas que compõem o polo, mostraram biografia de pessoas que desenvolveram seu trabalho na comunidade, cantaram o hino das escolas e recitaram poesias e paródias produzidas pelos alunos. Já a Escola João Vitor da Silva e Lima, Emília Procópio e Maria de Deus através do Projeto: “Região Verde de Encantos e Tradições” resgataram o encanto das apresentações de boi de reis, pastoril e João Redondo, manifestações culturais do nosso município e que está presente na memória dos moradores mais antigo dessa região.

Para o secretário municipal de educação e cultura João Maria de Lima, “a Mostra Cultural teve um significado ainda mais importante nesse ano letivo de 2019. O evento celebrou a culminância dos projetos desenvolvidos pelas escolas com temas relacionados ao município e uma maior interação da escola com a família, uma experiência coletiva focada em valorizar o protagonismo do aluno, o qual aproxima escola e comunidade e, possibilita o acesso a cultural.” Comentou.

O prefeito municipal Cassio Cavalcante, destacou: “Estou muito satisfeito com o empenho e resultado dos trabalhos dos estudantes, professores e colaboradores nesta Mostra Cultural. Parabenizo a todos os alunos, aos professores, a toda equipe da Secretaria Municipal de Educação. Essa é a prova que a educação de Ielmo Marinho, só atrai coisas boas. A cada visita nas salas uma nova surpresa com as exposições dos trabalhos, demonstrando todo o conhecimento da história de nossa cidade e parabenizando os 56 anos de Ielmo Marinho”. Explanou o prefeito Cássio Cavalcante.