Município de Ielmo Marinho realiza mais uma edição da Mostra Cultural em comemoração a Emancipação Política

In Destaque, Educação

Entre os dias 29 e 30 de agosto o município de Ielmo Marinho parou para celebrar a cultura local, sendo mais uma edição da Mostra Cultural em comemoração a Emancipação Política de 56 anos do município de Ielmo Marinho. Durante o evento a comunidade escolar teve a oportunidade de participar de oficinas de literatura, de dança, exposições de trabalhos com o tema do município, além de gincanas escolares.

A edição da Mostra Cultural 2019 teve início no dia 29, com 3 polos temáticos. O Polo I, funcionou na Escola Municipal Senador Jessé Pinto Freire com a temática: ser ielmo-marinhense é ter identidade. As escolas que participaram desse polo fomentaram uma discussão para gerar a possibilidade de trabalhar a história local como estratégia de aprendizagem e de valorização da cultura em seus aspectos materiais e imateriais. No polo da Escola Câmara Cascudo, localizada na comunidade de Nova Descoberta, os participantes tiveram a oportunidade de enaltecer o contexto histórico do município e evidenciaram apresentações de contos e lendas folclóricas. Nesse mesmo dia, com a temática: Em Ielmo Marinho é assim: terra de muitas culturas e tradições, o polo da Escola Municipal Presidente Costa e Silva; os alunos dessa essa escola juntamente com os alunos da Escola Lucas Siqueira apresentaram aos pais a riqueza peculiar de cada distrito, partindo da linguagem materna de cada um.

Já no dia 30, foi a vez dos Polos IV e V mostrarem suas produções. A programação seguiu ao longo do dia com apresentações culturais. O região de Canto de Moça através do seu tema: vestígios de um povo, nossa identidade está aqui, fez um homenagem ao prefeito, secretário e os gestores das escolas que compõem o polo, mostraram biografia de pessoas que desenvolveram seu trabalho na comunidade, cantaram o hino das escolas e recitaram poesias e paródias produzidas pelos alunos. Já a Escola João Vitor da Silva e Lima, Emília Procópio e Maria de Deus através do Projeto: “Região Verde de Encantos e Tradições” resgataram o encanto das apresentações de boi de reis, pastoril e João Redondo, manifestações culturais do nosso município e que está presente na memória dos moradores mais antigo dessa região.

Para o secretário municipal de educação e cultura João Maria de Lima, “a Mostra Cultural teve um significado ainda mais importante nesse ano letivo de 2019. O evento celebrou a culminância dos projetos desenvolvidos pelas escolas com temas relacionados ao município e uma maior interação da escola com a família, uma experiência coletiva focada em valorizar o protagonismo do aluno, o qual aproxima escola e comunidade e, possibilita o acesso a cultural.” Comentou.

O prefeito municipal Cassio Cavalcante, destacou: “Estou muito satisfeito com o empenho e resultado dos trabalhos dos estudantes, professores e colaboradores nesta Mostra Cultural. Parabenizo a todos os alunos, aos professores, a toda equipe da Secretaria Municipal de Educação. Essa é a prova que a educação de Ielmo Marinho, só atrai coisas boas. A cada visita nas salas uma nova surpresa com as exposições dos trabalhos, demonstrando todo o conhecimento da história de nossa cidade e parabenizando os 56 anos de Ielmo Marinho”. Explanou o prefeito Cássio Cavalcante.

Mobile Sliding Menu

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support