Secretaria de Saúde intensifica ações do novembro Azul

In Destaque, Saúde

A Prefeitura de Ielmo Marinho/RN, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando as ações em alusão ao Novembro Azul – movimento criado para conscientização dos homens e prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. As Unidades Básicas de Saúde do município estão realizando atividades para atender o público masculino, entre elas, o PSA (Antígeno Prostático Específico). O agendamento do exame de sangue está sendo realizado nos postos de saúde das zonas urbana e rural. Já a coleta deverá ser feita no laboratório municipal.

Na UBS de Alegria, a equipe da ESF realizou uma mobilização com o intuito de alertar os usuários. “Assim como o outubro Rosa está voltado para as mulheres, o Novembro Azul está voltado para os homens, para que os mesmos tomem atitudes em prol da própria saúde e façam o exame preventivo”, disse a secretária de Saúde Eliege Oliveira.

Vale ressaltar que a prevenção é essencial para a preservação da vida. Apesar do câncer de próstata ser o segundo que mais mata no Brasil, com estimativa de 61,2 milhões de casos para este ano, se diagnosticado precocemente, poderá ter 90% de chance de cura.